Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto NO PLANET B - AMI. Esta página foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O conteúdo desta página é da exclusiva responsabilidade da CooLabora e não pode, em circunstância alguma, ser considerada como refletindo a posição da União Europeia.

Logo coolabora.gif

© CooLabora 2019

O Projecto EcoVida

O Projecto “EcoVida - Roteiro do Consumo Sustentável”, promovido pela CooLabora e integrado no projecto nacional “No Planet B” da AMI financiado pela União Europeia no âmbito do Programa DEAR, tem como objectivo fomentar o consumo sustentável no concelho da Covilhã, dando visibilidade às respostas já existentes no concelho e sensibilizando para as vantagens deste consumo para as pessoas, para o território envolvente e para o planeta.

Entidade Promotora

 

O projecto EcoVida é promovido pela CooLabora, uma cooperativa de intervenção social  que tem como missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras de promoção da igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação e da inclusão social.
Saber mais em www.coolabora.pt

Entidades Parceiras

Bioeco

Câmara Municipal da Covilhã

Guardiões da Serra da Estrela

Universidade da Beira Interior

Financiamento

 

O projecto EcoVida é financiado pela União Europeia no âmbito do Programa DEAR e integrado no projecto nacional "No Planet B" promovido pela AMI.

Actividades

 

1 - EcoVida - Roteiro de Consumo Sustentável

Identificação e mapeamento das iniciativas de consumo sustentável existentes na Covilhã a que os consumidores possam recorrer. O roteiro será actualizado ao longo do tempo, podendo ser integradas novas iniciativas (produtores, estabelecimentos comerciais, instituições, etc.) que apresentem boas práticas promotoras de consumo sustentável.

Serão definidos critérios basilares para se considerarem as iniciativas como promotoras do consumo sustentável, nomeadamente possuírem as seguintes componentes/práticas: produção local; produção biológica; redução de embalagens descartáveis e plásticos de uso único, venda a granel, etc.

O roteiro será disponibilizado em formato digital em plataformas TIC (website e grupo Facebook do projecto bem como website do Município) e em formato físico (mapa disponível em mupis da cidade).

 

2 - Grupo “Rede de Actores Pelo Consumo Local Responsável”

Criação de um grupo para reflexão e trabalho em rede que integre produtores, comerciantes e consumidores. Para além de alguns encontros presenciais, será criado um grupo de facebook para promover o contacto entre os vários grupos-alvo do projecto e partilhar informação.

 

3 - Quiz “EcoVida”

Criação de uma ferramenta de diagnóstico para avaliar o grau de sustentabilidade das práticas de produtores, estabelecimentos comerciais ou instituições.

 

4 - Campanha de sensibilização de produtores e comerciantes

Feira “Troca a Tod@s” realizada na praça (mercado semanal) com animação e informação sobre os benefícios do consumo sustentável;

Visitas a produtores e comerciantes, para aplicação do Quiz EcoVida, para identificar boas práticas já existentes e incentivar à adopção de práticas mais sustentáveis. Esta ferramenta de diagnóstico permitirá simultaneamente identificar boas práticas já existentes e melhorias que podem incorporar para uma maior sustentabilidade dos produtos/serviços disponibilizados aos consumidores/utilizadores.

As entidades que incorporarem práticas mais sustentáveis poderão integrar o Roteiro EcoVida.

 

5 - Selo “EcoVida - Consumo Sustentável”

Atribuição do Selo “EcoVida - Consumo Sustentável” às entidades que demonstrem adoptar práticas sustentáveis, podendo assim integrar o Roteiro do Consumo Sustentável

 

6 - Campanha de sensibilização pública

Campanha de sensibilização pública  sobre os benefícios do consumo sustentável e de divulgação das entidades onde poderão fazer um consumo mais sustentável, através de materiais de divulgação produzidos para o efeito: cartazes e vídeo. Estes materiais serão difundidos através de plataformas digitais (website e facebook), nomeadamente nas do Município da Covilhã (website institucional, ecran da praça do município, mupi’s, etc.).

 

7 - Website “Consumo Sustentável na Covilhã”

Website que incluirá o roteiro em formato digital (mapa com georreferenciação das iniciativas), informação sobre as vantagens do consumo sustentável e informação sobre boas práticas neste âmbito.

 

8 - Feira Troca a Tod@s de Natal

Feira de Trocas para promover o consumo local sustentável e os produtores e comerciantes que integram o Roteiro de Consumo Sustentável.

Este evento incluirá conferências com partilha de boas práticas de consumo sustentável de referência no país.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now