Este projeto é cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto NO PLANET B - AMI. Esta página foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia. O conteúdo desta página é da exclusiva responsabilidade da CooLabora e não pode, em circunstância alguma, ser considerada como refletindo a posição da União Europeia.

Logo coolabora.gif

© CooLabora 2019

Benefícios do Consumo Sustentável

Todos queremos viver com qualidade de vida num planeta saudável. Essa é a grande vantagem do consumo sustentável: contribuir para que a vida humana e de outras espécies continuem a florescer no Planeta. Mas há outros benefícios de adoptar práticas de consumo responsáveis. 

Benefícios para as pessoas
  • Poupança Financeira: Ao reduzir o consumo de bens e focar na qualidade versus quantidade iremos conseguir uma poupança a longo prazo; A redução do desperdício, e o incentivo à reutilização e reaproveitamento também contribuem para manter alguns euros na carteira; Produtos da época são geralmente mais baratos do que produtos fora da estação.

  • Saúde: Ao consumir produtos biológicos e com menos embalagens estamos a reduzir a nossa exposição a químicos tóxicos (ex. agro-tóxicos, BPA, parabenos, fragrâncias e outros derivados do petróleo); Uma dieta baseada em produtos vegetais locais é mais saudável e sustentável que uma dieta que inclua muitos produtos de origem animal e alimentos processados.

  • Empoderamento: A sensação que os problemas do planeta são demasiado complexos para podermos resolvê-los pode desencorajar as pessoas individuais. Mas os consumidores têm mais poder do que imaginam. Ao consumir de uma forma responsável, estamos a contribuir para uma mudança positiva e a recompensar modelos de produção e comércio mais justos. Além disso, trocar, aprender a fazer ou reparar permite não estar tão dependente do acto de comprar.

 

Benefícios para o território

  • Economia Local: O consumo sustentável contribui para a economia local através da manutenção da riqueza no território, e da criação e manutenção de empregos e empresas. Por sua vez, estes factores irão contribuir para a fixação da população. O que é fundamental num território de baixa densidade, como é caso da Covilhã.

  • Preservação das Tradições: Os saberes e tradições locais são valorizados, através do consumo de produtos autóctones.

  • Redução do lixo: Ao comprar menos e com menos embalagens, estamos a reduzir o lixo e consequente os custos com o processamento do mesmo.

  • Preservação do Património Natural: A produção ecológica contribui para a preservação de recursos naturais locais (água, solo, florestas, animais e paisagens) e a possibilidade de uma vida sustentável para gerações futuras.

Benefícios para o planeta

  • Redução da poluição: Ao consumir produtos locais e ecológicos estamos a reduzir a  emissão de gases poluentes para atmosfera que são libertados durante a produção, processamento e transporte de produtos massificados.

  • Comércio Justo:  Se o consumo de produtos não locais (como por exemplo: café e chocolate.) for proveniente de programas de comércio justo, estaremos a contribuir para a sustentabilidade de pessoas e ecossistemas em outros pontos do planeta.

  • Conservação da Natureza:  Ao diminuir o consumo iremos a diminuir a procura de recursos naturais e contribuir para manutenção da biodiversidade.

 

Fontes: 

Livro “Zero Waste Home” the Bea Johnson

Active Sustainability https://www.activesustainability.com/sustainable-life/responsible-consumption-benefits-local-consumption/

Economistas Sin Fronteras 

http://www.ecosfron.org/wp-content/uploads/Dossier-2-Trim-2-2011.pdf

Nações Unidas

https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-consumption-production/

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now