Género Coolectivo
O projecto
O projecto “Género Coolectivo” centra-se na temática da promoção da igualdade de género e da prevenção e combate à violência contra as mulheres. Tem como zona de intervenção o concelho da Covilhã e propõe uma abordagem de base comunitária.
Pretende testar as possibilidades de uma abordagem centrada no empoderamento das mulheres num processo de reflexão comunitária sobre esta problemática, através de quatro linhas de acção: 1) consciencialização e capacitação das mulheres, através da implementação de círculos formativos de aprendizagem inter-pares; 2) promoção da cidadania e da participação política das mulheres, pelo estabelecimento de uma plataforma de tutoria e formação política; 3) amplificação dos processos de reflexão comunitária sobre as relações sociais de género, apoiada em oficinas de teatro-fórum e na interpelação da comunidade através desta técnica teatral; e 4) a dinamização de redes colaborativas capazes de consolidar as iniciativas de acção colectiva e solidária geradas pelas mulheres, reforçando em simultâneo o seu empoderamento.
Objectivo Geral
Prevenir a violência de género através de uma intervenção centrada no empoderamento das mulheres, tendo em vista contribuir para a redefinição dos papéis sociais de género, a alteração das relações de poder e o acesso a esferas de tomada de decisão, quer na vida política quer no tecido associativo local.
Objectivos Específicos
-
Consciencialização e capacitação
Aprofundamento de processos de consciencialização individual relativos às relações de subordinação e discriminação de género, inserção das histórias pessoais na sua dimensão colectiva e capacitação para que cada mulher seja também agente de transformação social.
-
Cidadania e participação
Incremento da participação de mulheres nas esferas de tomada de decisão, nomeadamente no que diz respeito aos órgãos directivos das associações culturais, recreativas e desportivas; de solidariedade social ou nas autarquias locais.
-
Reflexividade e cidadania
Amplificação da reflexão sobre as relações sociais de género e sobre a violência contra as mulheres estabelecendo pontes entre o trabalho do projecto e a comunidade, através do teatro-fórum.
-
Redes colaborativas
Dinamização da construção de redes colaborativas assentes sobretudo no voluntariado e nas relações de gratuitidade, capazes de produzir impactos sociais e económicos na vida das mulheres e da comunidade, de forma a incrementar os níveis de resiliência e solidificar os laços de acção colectiva e de cooperação.